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Ferramentas reduzem custos de Micro, Pequenas e Médias Empresas

16/03/2018
Serviços de cobrança bancária podem fazer a diferença no caixa final do seu negócio

Uma das formas de evitar que despesas aparentemente pouco representativas fiquem com uma parte importante da lucratividade das pequenas e médias empresas é por meio de uma escolha precisa das ferramentas de cobrança bancária. Sem isso, o empresário pode ter gastos desnecessários.

 

Eduardo Correa, superintendente de Produtos e Serviços Financeiros do Banco Cooperativo Sicredi – instituição financeira cooperativa, com 116 cooperativas de crédito filiadas, 3,7 milhões de associados e mais de 1500 agências espalhadas pelo país -, explica que a diferença de valor cobrado por cada título de cobrança, o conhecido boleto bancário, entre as instituições financeiras pode chegar a 30%. “Imagine que essa diferença seja de R$ 1 por boleto e a empresa emita 10 mil boletos mensalmente. São R$ 10 mil a menos no caixa daquele empreendimento em um único mês, ou R$ 120 mil em um ano”, diz. Esse valor, dependendo do porte do negócio, poderia ser usado na contratação de mais funcionários em uma área estratégica, no investimento na melhoria do site da empresa ou no treinamento da equipe de vendas, por exemplo.

 

Além disso, explica Correa, ao contratar a instituição financeira para cuidar da emissão de cobranças bancárias, uma micro, pequena ou média empresa pode contar com a vantagem de incluir no pacote de serviços a gestão desses recebíveis. Por exemplo, no caso de o título de cobrança não ser pago, a própria instituição financeira pode encaminhar o documento para o cartório, eliminando uma burocracia na rotina do cliente. “Podemos fazer toda a automatização dos processos. Hoje, é preciso ter uma estrutura grande, muitas vezes inviável para um pequeno negócio, quando falamos da recuperação de valores não pagos, por isso esse tipo de serviço pode ser tão útil”, explica o superintendente de Produtos e Serviços Financeiros.

 

Outra facilidade para as empresas é o cálculo automatizado da cobrança de multa e juros no caso de atraso no pagamento do boleto. O Sicredi oferece também a possibilidade de gerenciamento completo da carteira de cobrança, seja por consulta online através do internet banking ou com a emissão de relatórios completos. Essas informações podem ajudar no planejamento financeiro do empreendedor, independentemente do tamanho do negócio.

 

As micro, pequenas e médias empresas contam com várias opções de cobrança bancária no Sicredi, que emite cerca de 10 milhões de boletos por mês. O empreendedor pode fazer toda a operação no ambiente digital da instituição financeira de cooperativa, por meio do internet banking, ou utilizar seu sistema próprio para geração dos boletos, com o envio das informações para o sistema operacional do Sicredi, que cuidará da emissão e envio do título de cobrança.

 

A impressão dos documentos de cobrança também é flexível. Pode ser feita pelo internet banking ou ainda com a emissão e postagem a cargo do Sicredi. Há ainda a opção de personalizar os boletos com os dados ou logotipo da empresa.

 

O serviço é nacional, por isso atende empresas que oferecem seus produtos para todo o país, como é o caso da maioria dos e-commerces. “Temos o caso de um fabricante de calçados de São Paulo, por exemplo, que vende seus produtos para todo o Brasil. Mas o serviço é oferecido da mesma forma, independe da presença física do Sicredi, porque tudo pode ser feito no ambiente digital”, explica Correa. Os boletos, por sua vez, podem ser pagos em qualquer agência bancária do país, em um dos postos de atendimento do Sicredi ou em seus mais de 3.000 caixas eletrônicos.

 

Além do atendimento nacional, outra vantagem para as empresas é que os títulos de cobrança bancária podem ser usados como antecipação de recursos para reforçar o caixa da empresa ou servir como uma fonte de recursos em caso de imprevistos. O chamado desconto eletrônico de recebíveis depende da aprovação do crédito e pode ser feito diretamente no ambiente do internet banking do Sicredi.

 

O empresário Hugo Casarotto, 37 anos, dono da loja de móveis planejados Idelli Maringá, na cidade paranaense de Maringá, já precisou recorrer à antecipação de crédito. “É uma taxa muito menor do que eu encontraria em um empréstimo bancário”, relata. Seu tíquete médio varia de R$ 35 mil a R$ 38 mil e cerca de 60% das vendas são feitas com boleto, com a possibilidade de parcelamento em até 24 vezes. “O custo é muito menor do que se eu tivesse de utilizar outros produtos financeiros. Isso colabora com a saúde financeira do meu negócio e garante melhores condições para os nossos clientes”, afirma.O empresário cita outra vantagem. Como o Sicredi é uma instituição financeira cooperativa, seus clientes são, na verdade, associados. Por isso, eles têm direito à uma participação nos seus resultados. Esse percentual é calculado com base no volume de produtos e serviços utilizados. Ou seja, quanto maior a relação com a instituição financeira, maior será esse valor. O dono da Idelli Maringá procura concentrar a maior parte das suas operações financeiras no Sicredi para aumentar esse benefício. Em quase seis anos de relacionamento com a instituição, ele conta que sempre optou por fazer aplicações dos valores pagos. “Serve como um investimento da própria empresa, um valor que eu sei que tenho em caso de emergência ou caso tenha algum plano de ampliar o negócio”, conta.

 

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