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Seja um Associado

Documentos Necessários

 

PESSOA FÍSICA

• RG (ou equivalente) e número de CPF;

• Comprovante de renda do último mês;

• Comprovante de residência (água, luz ou telefone fixo), com data de no máximo 60 dias.

 

PESSOA JURÍDICA
• Cartão de CNPJ (validade 60 dias);
• Cópia do Contrato Social e alterações ou última alteração com consolidação (Requerimento de empresário, Certificado MEI, Estatuto e/ou Atas da Assembleia Geral no caso de Cooperativas, Mitras, Sindicatos);
• Relação de faturamento (real e formal) dos últimos 12 meses, assinada pelo contador e pela empresa;
• Protocolo de entrega do IRPJ ou DIPJ (simples) do último exercício;
• Procurações (se não consta como procurador no contrato social, procuração deve ser autenticada em cartório).

 

Direitos e Obrigações

 

DIREITOS DO ASSOCIADO
• Participar das assembleias gerais, discutir e votar assuntos que nelas sejam tratados, bem como examinar e pedir informações sobre a documentação das mesmas, prévia ou posterior à sua realização.
• Votar e ser votado para funções e cargos eletivos na cooperativa, respeitados, na segunda hipótese, o perfil e demais condições legais e regimentais exigidas para o posto.
• Beneficiar-se das operações e serviços oferecidos pela cooperativa, cuja recomendação e preços, quando não definidos em normas oficiais, são fixados de acordo com as regras aprovadas pelo Sicredi.
• Propor ao Conselho de Administração, previamente à publicação do edital de convocação da assembleia, mediante solicitação de 5% (cinco por cento) dos associados em pleno gozo de seus direitos sociais, quaisquer assuntos de interesse da sociedade para serem discutidos e deliberados em assembleia geral.
• Ter acesso aos regimentos e regulamentos internos da Cooperativa, assim como examinar e obter informações sobre as demonstrações financeiras do exercício a serem submetidas à assembleia geral.
• Demitir-se da cooperativa quando lhe convier.

DEVERES DO ASSOCIADO
• Cumprir e fazer cumprir as disposições legais, o estatuto social da cooperativa e demais normas internas do Sicredi, especialmente as que decorrem de deliberações da Assembleia Geral e do Conselho
de Administração.
• Cumprir fiel e pontualmente as obrigações e compromissos assumidos com ou pela cooperativa.
• Integralizar as quotas-parte de capital subscritas e manter atualizadas as suas informações cadastrais.
• Ter sempre em vista que a cooperação é obra de interesse comum ao qual não se devem sobrepor os interesses individuais isolados, especialmente em questões que envolvem remuneração ou preços
de operações de crédito e serviços, bem como atos de administração e fiscalização. Preferencialmente, investir suas economias na cooperativa e com ela realizar suas operações financeiras em geral.
• Não exercer, dentro da cooperativa, atividade que caracterize discriminação de qualquer ordem e manter a neutralidade política.

PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS
A divisão das sobras ou perdas entre os associados dar-se-á proporcionalmente às operações por eles  realizadas, na forma estabelecida em assembleia geral.

 

Saiba Mais

 

As cooperativas são de propriedade das pessoas e têm como objetivos a captação de recursos para financiar as atividades dos associados, a administração de seus recursos e a prestação de serviços próprios de uma instituição financeira.
Numa cooperativa de crédito o resultado é chamado de sobra/perda e é proporcionalmente distribuído levando em conta o valor das operações que cada associado realizou durante o ano.
As decisões são compartilhadas e o que a maioria decide pelo voto é realizado pela sociedade. Um associado é igual a um voto, todos tem os mesmo direitos e obrigações.

Na essência, o diferencial
O diferencial competitivo da marca Sicredi está justamente em sua essência: a cooperação. O sentido de participação leva a cada núcleo, a cada família ou associado o sentimento de ser dono da marca. A entidade se posiciona como um vetor de organização econômica da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades em que está instalada. Com foco em sustentabilidade, o Sicredi estimula as economias locais e faz circular a riqueza gerada em cada região. Para difundir os ideais cooperativos e construir a base para o futuro, o Sicredi investe em três programas: A União Faz a Vida, Crescer e Pertencer. O Programa Crescer leva as informações básicas do negócio aos associados, para que compreendam claramente o empreendimento cooperativo. Já o Pertencer tem o objetivo de aprimorar a gestão e ampliar o relacionamento dos associados com a cooperativa. O Programa A União Faz a Vida atua para difundir a capacidade empreendedora entre as crianças, através de valores de cooperação e cidadania. A comunicação do Sicredi procura contemplar as duas principais abordagens da marca: a abrangente e a customizada. A primeira dá o sentido de identificação com uma marca única; já a segunda leva em consideração as particularidades e vocações de cada cooperativa e região onde está inserida. O engajamento, o reforço do posicionamento diferenciado - de Instituição Financeira Cooperativa - e a promoção das soluções financeiras estão entre as estratégias de comunicação.

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