Skip directly to content

Cooperativistas se reúnem no Seminário de Excelência da Gestão das Cooperativas e no lançamento do Dia C - Dia de Cooperar

02/04/2018
O evento teve como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade na gestão e competitividade das cooperativas de MS

O Sistema OCB/MS promoveu o Seminário de Excelência da Gestão das Cooperativas e o lançamento do Dia C - Dia de Cooperar 2018, no dia de março, na Casa do Cooperativismo com a presença de cooperativistas de todo o Estado.

 

O evento teve como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade na gestão e competitividade das cooperativas de MS, difundindo o Modelo de Gestão (MEG)  e práticas de responsabilidade sócio-ambiental que corroborem para a sustentabilidade do cooperativismo no Estado.

 

O evento foi aberto pelo presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, que destacou o crescimento do cooperativismo no Brasil. “As cooperativas passam confiança, isso é o principal produto ou serviço que uma cooperativa pode oferecer”, destacou.

 

Logo após, Karla Oliveira, gerente geral do Sescoop fez uma apresentação sobre o PDGC- Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, que trouxe todo um panorama do programa, etapas e procedimentos.

 

Em seguida,  o presidente da Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Carga e Passageiros- Coopmetro, Marcos Leisson e o diretor Evaldo Moreira de Matos, apresentaram o case de sucesso da cooperativa que foi reconhecida na Categoria Bronze, no Nível Primeiros Passos, da última edição do Prêmio Excelência em Gestão. Eles mostraram toda a trajetória da cooperativa, desde o início em uma garagem, até hoje, sendo uma referência no ramo transporte no País.

 

A manhã foi fechada com a palestra “O poder da Adaptação”, com Cláudio Tomanini, que é professor do MBA da FGV (Fundação Getúlio Vargas) dos cursos de Marketing e Vendas. Pós graduado em Marketing e Comunicação Dirigida pela ESPM e curso de extensão pela Wharton School.

 

“O contexto de crescimento das cooperativas, sempre se dá nos momentos de crise e/ou de mercados instáveis. E isso corre tanto no cenário mundial quanto nacional”, explica o palestrante ao ressalta o momento importante que o cooperativismo vive.

 

Ele ainda destacou a importância de sempre inovar, mesmo quando está dando certo. “As pessoas e as empresas não morrem por fazer somente coisas erradas. Elas morrem também por fazer coisas certas durante muitos anos”.

 

DIA C – DIA DE COOPERAR

 

O período da tarde foi dedicado a temática do Lançamento do Dia C – Dia de Cooperar 2018, que é um movimento que transforma as vidas de milhões de pessoas pelo Brasil, abre as portas para as cooperativas de MS fazerem a diferença no Estado.

 

A palestra magna da tarde foi com o Casal Iara e Eduardo Xavier, os Caçadores de bons exemplos. Iara e Eduardo, estavam cansados de ouvir notícias ruins e resolveram tomar uma atitude, sem patrocínio e nenhum vínculo religioso ou político, venderam o apartamento e saíram em uma viagem durante 5 anos (2011/2015) pelo mundo em busca de bons exemplos.

 

Pessoas que fazem a diferença na comunidade que vivem, executando algum projeto social. Eles acreditam que existem muito mais ações positivas do que ações negativas no mundo. Neste período percorreram mais de 225.000 km, catalogaram mais de 1.150 projetos por todos os estados brasileiros. Agora, esta ação se transformou em uma grande mobilização para divulgação do bem, onde participam mais de 130.000 pessoas pelas redes sociais.

 

Para encerrar, o coordenador de Promoção Social do Sescoop/MS, Renato Marcelino apresentou o cenário 2017 e os principais desafios do Dia de Cooperar 2018. Também foi entregue os troféus de reconhecimento às cooperativas participantes do Dia C 2017.

 

Fonte

AddToAny