Skip directly to content

Para manter suas finanças em dia, saiba como fazer o melhor uso do seu cartão de crédito

28/11/2016
Confira as nossas dicas para aproveitar de forma saudável os benefícios desse produto

A gente sabe: O cartão de crédito é muitas vezes apontado com o vilão das finanças pessoais, não é mesmo? A gente entende que é fácil se empolgar e, com a facilidade do uso do cartão, se perder nas contas. Mas basta conhecer bem esse produto e prestar um pouquinho de atenção para aproveitar as vantagens que o cartão de crédito oferece.
Fique atento a essas dicas!
 
1.    Não conte com o limite do cartão como renda extra
O limite do cartão de crédito é a quantidade de dinheiro que o banco disponibiliza por um determinado período, como se fosse um empréstimo. O perigo mora quando gastamos mais do que podemos. Uma dica é sempre consultar o valor da sua fatura antes de fazer uma nova compra, para garantir que quando a conta chegar você terá dinheiro para pagar. Os bancos disponibilizam o serviço de “consulta à fatura do cartão” de maneira muito fácil em seus portais, aplicativos e centrais de atendimento!
 
2.    Pague sempre o valor integral da fatura
Depois de seguir a dica 1, fica fácil de seguir a dica 2. Isso porque, se você manter o valor da sua conta dentro daquilo que puder pagar, não correrá o risco de ter que pagar apenas uma parte dela, arcando com juros que podem comprometer suas finanças. Mas se a situação for emergencial e exigir essa medida, converse com seu gerente de conta e tente negociar os juros. Também preveja o saldo não pago no mês para a quitação no mês posterior, afinal o valor não pago será cobrado na fatura seguinte.
 
3.    Não atrase o pagamento da fatura
“O importante é pagar”. Sim, mas importante também é pagar em dia. Poucos dias podem não parecer nada, mas lembre-se: A partir de um dia, atrasar o pagamento significa uma multa de até 2% ao mês, mais os juros de utilização do crédito rotativo, que podem chegar a 14% ao mês (dependendo da instituição financeira, consulte sempre).
 
4.    Confira todas as taxas cobradas para usar o cartão
Complementando a dica anterior, consulte com sua instituição qual o produto indicado a você em relação aos custos e suas taxas. É importante você ter a informação de todos os valores que incidem no cartão, bem como encaixar no seu orçamento o produto certo, com valores adequados de anuidade e juros de acordo com o seu perfil de uso.
 
5.    Ter mais de um cartão de crédito
Uma ótima dica é a divisão de gastos por cartão. Com dois cartões, por exemplo, é possível ter duas datas de vencimento no mês, facilitando o pagamento para quem recebe seu salário semanal ou quinzenalmente. Além do mais, dependendo da data de compra, você conta com até 40 dias para pagar sua fatura. Com dois cartões esse benefício ocorre em cada plástico.
De qualquer forma, é muito importante ter disciplina para fazer a gestão dos limites dos cartões e evitar surpresas no mês seguinte.

Fonte

AddToAny