Skip directly to content

Rede Global Feminina de Mulheres Líderes cresce e tem as melhores expectativas para 2017

04/07/2017
A Global Women's Leadership Network tornou-se a primeira plataforma internacional dedicada a abordar e facilitar uma maior paridade de gênero nas posições de liderança de cooperativas de crédito e aumentar o acesso das mulheres aos serviços financeiros...

A Global Women's Leadership Network tornou-se a primeira plataforma internacional dedicada a abordar e facilitar uma maior paridade de gênero nas posições de liderança de cooperativas de crédito e aumentar o acesso das mulheres aos serviços financeiros em todo o mundo. Em 2016, nosso conjunto de programação forneceu a milhares de mulheres de cooperativas de crédito com habilidades tangíveis, ferramentas e recursos de que precisam para liderar. E ofereceu medidas acionáveis para as organizações a seguir.
Embora se trate de um programa global, houve impacto local em todo o mundo. E em apenas 7 anos, foi possível construir um impulso significativo:

  • 1.160 membros de 78 países;
  • 41 bolsas de estudo para mulheres de 21 países;
  • 32 Sister Societies, capítulos da Rede local, em 13 países;
  • US $ 450.000 concedidos para aumentar o acesso das mulheres aos serviços financeiros
  • em todo o mundo;
  • Mais de 1.000 artigos de vestuário, material escolar e materiais foram doados para
  • instituições de caridade locais, melhorando a vida de mulheres;
  • $ 1.380.000 arrecadados para fazer uma diferença mensurável nas vidas de mulheres.

Mas ainda há muito trabalho pela frente. De acordo com um relatório de 2015 do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito, o Woccu e o Instituto de Pesquisa Filene, Filene Research Institute, oriundo de dados extraídos de Cooperativas canadenses, americanas e mexicanas, o quesito gênero verdadeiramente importa. “Mulheres se sentem mais valorizadas quando trabalham para uma CEO. Por outro lado, homens se sentem mais comprometidos à instituição financeira cooperativa quando servem a outro homem.”


Anuncia-se felizmente duas novas oportunidades em 2017 que vão diminuir a lacuna de liderança de gênero e aumentar a vantagem competitiva da indústria. Pela primeira vez na
história de nove anos do evento, o Fórum anual da Rede, que acontace simultaneamente à Conferência do Woccu, a 2017 WCCU, estará aberto a todos os participantes da Conferência e incluirá a participação e o envolvimento de homens. Em novembro, iremos sediar nossa primeira Executive Readiness Summit (Cúpula de Acessibilidade Executiva), que vai cultivar o potencial de liderança de talentos emergentes. Evento este, que acontecerá em Chicago, Illinois, será destinado às mulheres de cooperativas de crédito americanas, concentrando-se em competências críticas, networking e expensão do conhecimento.


Na esfera local, a SS Brasil avança aumentando a equipe de mulheres comprometidas com a sua missão, como representantes da Rede, contando atualmente com 10 integrantes: Andrea Passos (Central Centro Norte); Gisele Gomes (SicrediPar-Woccu); Ingrid Muller Costa (Sicredi União MS/TO); Jacira Farina (Sicredi Aliança RS/SC); Karina Gaspar (SicrediPar); Renata Baesso (Sicredi União PR/SP); Reni Dasenbrock (Central PR SP RJ-Woccu); Silvana Wohl (Sicredi Ouro Verde); Suzane de Almeida (Central Sicredi Brasil Central); Rejane Farias de Andrade (Sicredi Central PR/SP); Fernanda Chidem (Sicredi Central Sul).


(Fontes: adaptação da Network Newsletter: Global Women Highlights & 2017 Opportunities; https://www.sicrediuniaomsto.coop.br/o-sicredi-e-gwln-sister-society-brasil)

AddToAny